Resumo de Ulisses


Um dos livro de Maria Alberta Menéres foi Ulisses, e eu fiz um resumo desse livro:


   Ulisses vivia em Ítaca com o seu filho Telémaco e a sua mulher Penélope. Certo dia Páris raptou a rainha grega Helena e assim os gregos decidiram entrar em guerra para a salvarem. Ulisses apesar de contrariado teve de embarcar para Troia.
  O cerco a Troia durou 10 anos, fartos da guerra e já com saudades de Ítaca, Ulisses decidiu construir um cavalo de madeira com rodas para se deslocar facilmente e assim escondidos no seu interior convenceram os troianos de que tinham desistido… Mas no entanto não, assim enquanto estes festejavam a vitória os gregos salvaram Helena e tentaram regressar a Ítaca.
  No regresso, o barco foi parar a uma ilha de Ciclópia, aqui tudo era gigante. Esta ilha era habitada por Polifemo, um ciclope devorador de homens. Depois de muito lutarem, cegaram o ciclope e escaparam atados a ovelhas!
  E numa nova tentativa de chegar a Ítaca foram parar a Eólia onde o rei Eólo lhes deu um saco com todos os perigos do mar lá presos… Ninguém podia saber o que continha nem ninguém o podia abrir. Para isso Ulisses estava sempre alerta mas houve um dia que enquanto dormia o saco lhe escorregou da cabeça, então os marinheiros curiosos abriram-no e de lá todos os perigos se libertaram e eles foram dar a Eólia novamente, mas desta o rei furioso não os recebeu.
  Novamente no mar foram parar a ilha de Circe onde esta transformou os marinheiros em porcos. Mas nisto aparece Minerva, a protetora de Ulisses que lhe dá a erva da vida para ele escapar aos feitiços de Circe. Circe apaixonou-se por Ulisses e como não era correspondida ao fim de algum tempo libertou-os. Antes de os deixar partir aconselhou Ulisses de passar pela ilha dos infernos e falar com o profeta Tirésias. Ulisses assim fez...
  Ao chegar a ilha dos infernos falou com a sua mãe e de seguida com o profeta Tirésias que lhe disse o que se passava em Ítaca. Que o tinham dado como morto e que por isso de acordo com as leis de lá a sua esposa tinha que casar com outro homem. Disse-lhe que Penélope tinha muitos pretendentes. Depois de saber a situação do seu reino Ulisses foram dar ao mar das sereias…
  Já tinham sido avisados sobre este mar e por isso os marinheiros colocaram cera nos ouvidos, mas Ulisses queria saber como era o canto das sereias e por isso pediu aos marinheiros que o amarrassem ao mastro… As sereias emitiram a voz de Penélope mas apesar de Ulisses a querer ir salvar não conseguia porque estava bem preso mastro. O Mar das Sereias rapidamente chegou ao fim e o barco passou por dois enormes rochedos onde todos os marinheiros morreram. Só Ulisses sobreviveu e foi parar a terra dos Feácios onde foi recebido pelo rei Alcino. Este rei ajudou Ulisses a regressar a Ítaca enviando marinheiros e um barco para o guiarem!
  Quando Ulisses chegou a Ítaca deparou-se com Minerva que lhe disse que estava no seu reino que depois de o por a par de toda a situação de Ítaca o transformou num mendigo para ninguém o reconhecer. E resultou á exceção de Euricleia (uma das empregadas) e do seu cão Argus que morreu ao ver Ulisses, já estava doente e não resistiu a tanta felicidade…
  Ulisses deu-se a conhecer ao seu filho Telémaco e juntos mataram os pretendentes de Penélope que só o reconheceu quando o viu a lutar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Alexandra's World © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados. Design e Programação por Alexandra Baltazar.